SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Characterization of the longitudinal plantar arch of obese children using plantar print indexesAnalysis of the tendencies over time of mortality due to uterine cancer in the state of São Paulo: 1980 to 1998 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

BOMFIM, Arlete C.; BASTOS, Ana Cecília  and  CARVALHO, Ana M. A.. A família em situações disruptivas provocadas por hospitalização. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2007, vol.17, n.1, pp. 84-94. ISSN 0104-1282.

Este trabalho focaliza a situação disruptiva provocada pela hospitalização de um familiar, vítima de doença ou acidente súbitos, requerendo uma reação de enfrentamento por parte da família. São apresentados resultados relativos a seis famílias que viveram essa situação, obtidos por meio de entrevista em profundidade com um dos familiares. Inicialmente, as famílias e as situações são caracterizadas, e são descritas as estratégias de enfrentamento identificadas em cada caso. A seguir, aprofunda-se a análise das estratégias recorrendo a semelhanças e diferenças entre os casos. Em todos os casos ocorre uma reorganização da família em resposta ao evento e às demandas decorrentes; estratégias de enfrentamento variaram, sendo a mais presente o suporte social. Sugerem-se algumas questões para estudos futuros e para a preparação de profissionais da saúde.

Keywords : Família e crise; Estratégias de enfrentamento; Doença e família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License