SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Caracterização do arco longitudinal plantar de crianças obesas por meio de índices da impressão plantarAnálise da tendência temporal da mortalidade por câncer de útero no estado de São Paulo: 1980 a 1998 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

BOMFIM, Arlete C.; BASTOS, Ana Cecília  e  CARVALHO, Ana M. A.. A família em situações disruptivas provocadas por hospitalização. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2007, vol.17, n.1, pp. 84-94. ISSN 0104-1282.

Este trabalho focaliza a situação disruptiva provocada pela hospitalização de um familiar, vítima de doença ou acidente súbitos, requerendo uma reação de enfrentamento por parte da família. São apresentados resultados relativos a seis famílias que viveram essa situação, obtidos por meio de entrevista em profundidade com um dos familiares. Inicialmente, as famílias e as situações são caracterizadas, e são descritas as estratégias de enfrentamento identificadas em cada caso. A seguir, aprofunda-se a análise das estratégias recorrendo a semelhanças e diferenças entre os casos. Em todos os casos ocorre uma reorganização da família em resposta ao evento e às demandas decorrentes; estratégias de enfrentamento variaram, sendo a mais presente o suporte social. Sugerem-se algumas questões para estudos futuros e para a preparação de profissionais da saúde.

Palavras-chave : Família e crise; Estratégias de enfrentamento; Doença e família.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License