SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1The family in disruptive situations caused by hospitalizationMothers' cognitions about mothering and human development: a contribution to the study of parental psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

LEITE, Maria Luiza J. G. de Toledo  and  TANAKA, Ana Cristina d'Andretta. Análise da tendência temporal da mortalidade por câncer de útero no estado de São Paulo: 1980 a 1998. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2007, vol.17, n.1, pp. 95-103. ISSN 0104-1282.

Trata-se de um estudo descritivo de série temporal sobre mortalidade por câncer de útero em mulheres residentes no Estado de São Paulo, segundo faixa etária e distribuição no Município de São Paulo ou demais municípios, durante o período entre 1980 e 1998. A partir de dados populacionais obtidos da Fundação IBGE, e dados de óbitos por câncer de corpo de útero e de útero (SOE) obtidos do CDROM do Ministério da Saúde sobre Sistema de Informação sobre Mortalidade, foram analisados 19 anos consecutivos, entre 1980 e 1998, levando-se em consideração as variáveis:- local de residência (Município de São Paulo ou demais municípios), idade da mulher e ano do óbito. A análise da tendência dos coeficientes foi realizada calculando-se os coeficientes brutos e padronizados de mortalidade, anualmente. A análise temporal da mortalidade por câncer de útero durante este período verificou uma tendência decrescente do coeficiente de mortalidade por câncer de útero (SOE) e uma tendência de aumento do coeficiente de mortalidade por câncer de corpo de útero no Estado de São Paulo, Município de São Paulo e demais municípios do Estado. O Estado de São Paulo e o Município apresentam perfis de países desenvolvidos, quanto às elevadas incidências de neoplasia uterina, entretanto, não se enquadram na mesma categoria quanto à consecução de medidas necessárias à prevenção, diagnóstico precoce e controle da doença, uma vez que as taxas de mortalidade também aumentam significativamente.

Keywords : Saúde da Mulher; Câncer de útero; Câncer de endométrio; Epidemiologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License