SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Análise da tendência temporal da mortalidade por câncer de útero no estado de São Paulo: 1980 a 1998Metas de socialização de mães baianas de diferentes contextos socioeconômicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

RIBAS JR., Rodolfo de Castro; MOURA, Maria Lucia Seidl de  e  BORNSTEIN, Marc H.. Cognições maternas acerca da maternidade e do desenvolvimento humano: uma contribuição ao estudo da psicologia parental. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2007, vol.17, n.1, pp. 104-113. ISSN 0104-1282.

O presente estudo investigou três tipos de cognições parentais (conhecimentos acerca do desenvolvimento infantil e da criação de filhos, autopercepções parentais e atribuições de causalidade parentais) e teve três objetivos: 1) ampliar nosso conhecimento sobre cognições de mães brasileiras acerca da maternidade, 2) comparar resultados da presente investigação com os de estudos anteriores e 3) investigar associações entre as cognições maternas e entre essas cognições e determinadas variáveis sociodemográficas. Ao todo, 66 mães primíparas, com idades acima de 18 anos, de famílias intactas, residentes na cidade do Rio de Janeiro participaram do estudo. As mães responderam a versões brasileiras de quatro instrumentos (Inventário de Conhecimento do Desenvolvimento Infantil, Autopercepção do Papel Parental, Questionário de Atribuições Parentais, Escala Marlowe-Crowne de Desejabilidade Social) e um questionário sociodemográfico. As mães responderam corretamente a 63% das questões do instrumento que avaliou conhecimento parental, indicando que seu conhecimento sobre o desenvolvimento infantil pode ser ampliado. Em termos de autopercepções, os aspectos mais positivamente avaliados pelas mães foram a satisfação e investimento no papel parental. As mães tenderam a avaliar as causas externas (e.g., comportamento do filho) como mais importantes do que as internas (e.g., esforço), tanto para o sucesso quanto para o fracasso nas atividades parentais. Várias associações entre as cognições maternas e delas com variáveis sociodemográficas (e.g., educação) foram identificadas. Os resultados foram, em larga medida, consistentes com estudos nacionais e internacionais anteriores e podem contribuir para o entendimento das cognições parentais como um sistema complexo.

Palavras-chave : Cognições parentais; Conhecimentos; Autopercepções; Atribuições causais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License