SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Cognições maternas acerca da maternidade e do desenvolvimento humano: uma contribuição ao estudo da psicologia parentalO valor do suporte à parturiente: um estudo da relação interpessoal no contexto de um Centro de Parto Normal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

MOINHOS, Maria Vitória de Carvalho; LORDELO, Eulina da Rocha  e  MOURA, Maria Lúcia Seidl de. Metas de socialização de mães baianas de diferentes contextos socioeconômicos. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2007, vol.17, n.1, pp. 114-125. ISSN 0104-1282.

Sistemas de crenças e práticas de cuidado parentais têm se tornado um tópico importante em psicologia do desenvolvimento, devido ás suas repercussões na qualidade do cuidado à criança e no desenvolvimento infantil.Tendo em vista a escassez de descrições sobre a realidade brasileira nesse aspecto, este estudo teve como objetivo caracterizar metas e estratégias maternas numa amostra da cidade de Salvador, relacionando-as com suas características sócio-demográficas. Participaram do estudo 50 mães com pelo menos um filho com idades entre zero a três anos que foram entrevistadas em suas residências e aplicados dois instrumentos: Inquérito sócio-demográfico e Entrevista sobre metas e estratégias de socialização. Os dados sócio-demográficos foram tratados conforme a Escala de Avaliação de Status Socioeconômico de Hollingshead e as metas de socialização foram analisadas a partir das categorias: auto-aperfeiçoamento, autocontrole, emotividade, expectativas sociais e bom comportamento. Os resultados não indicaram diferenças estatisticamente significativas entre os grupos em relação às metas de socialização, com exceção da subcategoria integridade pessoal e valores religiosos relativa à meta Expectativas sociais mais enfatizada pelas mães de NSE baixo. Quanto às estratégias de ação, as mães dos dois grupos relataram adotar estratégias baseadas nos seus próprios recursos (Centradas em si). No conjunto, os resultados sugerem metas similares entre os dois grupos. Esses resultados são interpretados como expressão de um ambiente cultural relativamente homogêneo quanto a valores idealizados, um achado surpreendente, tendo em vista as grandes diferenças em nível socioeconômico observadas.

Palavras-chave : Metas de socialização; Estratégias de ação; Contexto.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License