SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Metas de socialização de mães baianas de diferentes contextos socioeconômicosO médico higienista na escola: as origens históricas da medicalização do fracasso escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

SILVA, Ana Verônica R.  e  SIQUEIRA, Arnaldo A. F. de. O valor do suporte à parturiente: um estudo da relação interpessoal no contexto de um Centro de Parto Normal. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2007, vol.17, n.1, pp. 126-135. ISSN 0104-1282.

Uma importante questão que vem sendo apontada nos estudos sobre as práticas assistenciais em saúde é a que se refere à influência considerável da dimensão relacional na qualidade dos cuidados prestados. O suporte emocional e social no ciclo gravidez-puerpério, especialmente durante o trabalho de parto e parto, tem sido valorizado em muitos estudos em diversos países, com diferentes modalidades de suporte institucional, como um fator importante na qualificação da assistência materna. Este artigo apresenta resultados e considerações sobre o tema do suporte com base em estudo realizado em maternidade de São Paulo, em 2004, utilizando metodologia qualitativa com entrevista semi-estruturada e observação de rotinas da instituição. O processamento dos dados valeu-se de categorias formuladas para análise, que mostrou a relevância das relações interpessoais no processo da parturição possibilitando apreender o espaço relacional como lugar privilegiado de interlocução marcada pela escuta e acolhimento da experiência vivida, podendo ser considerado entre aqueles recursos, de significativa importância, indicados como apropriados na assistência ao parto.

Palavras-chave : Parto; Trabalho de parto; Suporte/apoio; Qualidade dos cuidados de saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License