SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Avaliação dos parâmetros fisiológicos em recém nascidos pré-termo em ventilação mecânica após procedimentos de fisioterapia neonatalGestações sucessivas na adolescência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

MARINHO, Sheila P.; MARTINS, Ignez S.; OLIVEIRA, Denize C. de  e  ARAUJO, Eutália A. C. de. Obesidade e baixa estatura: estado nutricional de indivíduos da mesma família. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2007, vol.17, n.1, pp. 156-164. ISSN 0104-1282.

O déficit estatural na infância e a obesidade associada à baixa estatura na fase adulta são, respectivamente, indicativos de desnutrição crônica e de desnutrição pregressa. Podem ter determinantes comuns de natureza biológica e sócio-ambiental. Tendo em vista o fornecimento de subsídios para o entendimento dessa relação, é objetivo deste trabalho verificar a distribuição de estados nutricionais entre filhos e pais pertencentes a famílias pauperizadas e os fatores de natureza social e biológica envolvidos. Foram estudadas 214 crianças de até e 5 anos e 293 de idade igual ou maior de seis anos (6 a 18 anos) e seus respectivos pais. A escolaridade materna, o número de cômodos do domicílio, a idade menor de 24 meses, os problemas ao nascer, baixa estatura da mãe, principalmente quando acompanhada de obesidade, associaram-se ao déficit estatural nas crianças de até cinco anos. As associações com a altura do pai foram fracas. Ao contrário das crianças de até 5 anos, os indivíduos de 6 a 18 anos foram mais sujeitos às condições sócio-ambientais e familiares adversas. O tipo de residência, ausência do pai e presença de alcoolista na família, número de indivíduos no domicílio, trabalho e atraso escolar, mãe obesa com baixa estatura e pai com baixa estatura foram fortemente relacionadas com o déficit estatural.

Palavras-chave : Baixa estatura; Obesidade; Fatores de risco; Criança; Adolescente; Low stature; Obesity; Risk factors; Child; Adolescent.

        · resumo em Português     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License