SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Intervenção para promover a qualidade do vínculo mãe-bebê em situação de nascimento pré-termo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

AUGUSTO, Rosângela Aparecida  e  SOUZA, José Maria Pacheco de. Crescimento de crianças em aleitamento materno exclusivo no primeiro semestre de vida. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2007, vol.17, n.2, pp. 1-11. ISSN 0104-1282.

Há controvérsias quanto ao crescimento de crianças em aleitamento exclusivo (AME) dos três aos seis meses de idade, embora a Organização Mundial de Saúde afirme que o AME até os seis meses de vida garante um crescimento adequado. O objetivo deste estudo foi medir a velocidade média de incremento diário de peso (VIDP) no dois primeiros trimestres de vida, segundo a duração do aleitamento exclusivo (AME), ajustada segundo outros possíveis determinantes do crescimento. Foram estudadas 347 crianças participantes de um estudo de coorte de recém nascidos, nos anos de 1998 e 1999, em um hospital universitário de São Paulo. Análises de regressão linear múltipla foram realizadas para investigar o efeito da duração do AME na VIDP, utilizando-se modelo hierarquizado. RESULTADOS:17,5% das crianças estavam em AME aos três meses; 2,4% aos seis meses. No primeiro trimestre, entre as meninas, maiores VIDP estão relacionadas a maior duração do AME; entre os meninos, a VIDP não difere segundo duração do AME. A VIDP de crianças no segundo trimestre não é influenciada pela duração do AME. Conclui que o AME garante crescimento adequado nos dois primeiros trimestres de vida; as aparentes alterações no crescimento de crianças em AME devem ser avaliadas com cautela, a fim de evitar a introdução desnecessária de alimentação complementar.

Palavras-chave : Crescimento; Nutrição infantil; Aleitamento materno; Regressão linear.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License