SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Growth of children in exclusive breastfeeding in their first semester of lifeIncidence of intra-periventricular hemorrage in preterm newborn and its relationship with body weight author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

BRUM, Evanisa Helena Maio de  and  SCHERMANN, Lígia. Intervenção para promover a qualidade do vínculo mãe-bebê em situação de nascimento pré-termo. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2007, vol.17, n.2, pp. 12-23. ISSN 0104-1282.

O objetivo deste estudo foi avaliar a efetividade de uma intervenção precoce para promover a qualidade do vínculo mãe-bebê em situação de nascimento pré-termo. A amostra constou de 28 pares mãe-criança. 14 mães participaram da intervenção para promoção da qualidade do vínculo mãe-bebê através de videofilme (grupo experimental) e 14 mães assistiram a um videofilme sobre cuidados de rotina do bebê (grupo controle). Os videofilmes foram assistidos pelas mães no 2º ou 3º dia após o nascimento do bebê e, um mês após a alta hospitalar do bebê, foi realizada observação da interação mãe-bebê e aplicação do Mother and Baby Scales (MABS). Os resultados não diferenciaram o grupo experimental do grupo controle na quase totalidade das avaliações realizadas. O que leva a crer que somente uma intervenção em forma de videofilme, realizada no hospital, não seja suficiente para alterar positivamente a qualidade do vínculo mãe-bebê na população de pré-termos estudada. Sugere-se que sejam necessárias maior freqüência de intervenções hospitalares e a inclusão de intervenções domiciliares, bem como follow-ups longitudinais de médio prazo com pares de mães e bebês nascidos pré-termo.

Keywords : Saúde coletiva; Nascimento pré-termo; Intervenção; Vínculo mãe-bebê.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License