SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Incidência de hemorragia peri-intraventricular em recém-nascidos pré-termo e a relação com o peso ao nascerDesenvolvimento neuromotor e dentição de crianças atendidas em serviços públicos de saúde do Brasil, no primeiro ano de vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

SCHOEN-FERREIRA, Teresa H. et al. Levantamento de enurese noturna no município de São Paulo. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2007, vol.17, n.2, pp. 31-36. ISSN 0104-1282.

O presente trabalho faz um breve histórico do estado atual sobre o estudo da enurese, fornecendo critérios diagnósticos. Trata-se de um trabalho de levantamento da presença da enurese noturna em crianças e adolescentes do município de São Paulo, tendo participado 670 pais ou responsáveis por crianças e adolescentes de 4 a 18 anos, com o objetivo de fornecer subsídios a pediatras e educadores para melhor atenderem à população enurética. O instrumento utilizado foi o "Child Behavior Checklist" - CBCL. Foram encontrados casos de enurese em todas as faixas etárias. Na faixa etária não considerada EN pelo DSM IV, foram encontrados níveis mais elevados do que os encontrados na literatura. Quanto às diferenças entre gêneros foi encontrado que na faixa etária de 4 a 5 anos os índices de EN são mais altos nas meninas, havendo uma inversão nas faixas etárias mais velhas, predominando significativamente o sexo masculino.

Palavras-chave : Enurese; Enurese noturna; Critérios diagnósticos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License