SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Levantamento de enurese noturna no município de São PauloAdolescência, vida sexual e planejamento reprodutivo de escolares de Serra Pelada, Pará índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

ANDRADE, Kátia C. de; SOUZA, Sonia B. de  e  SZARFARC, Sophia C.. Desenvolvimento neuromotor e dentição de crianças atendidas em serviços públicos de saúde do Brasil, no primeiro ano de vida. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2007, vol.17, n.2, pp. 37-44. ISSN 0104-1282.

Este artigo tem como objetivo identificar, através da percepção materna, o desenvolvimento de crianças atendidas no primeiro ano de vida em serviços públicos de saúde do Brasil. Em entrevista com as mães, foram levantados sinais de desenvolvimento: firmar a cabeça, sentar, engatinhar, andar com ajuda ou sozinha, falar e dentição de 5655 crianças. As respostas categóricas (sim/não) foram avaliadas segundo associação com: idade e escolaridade maternas, idade gestacional no parto, peso ao nascer, estado nutricional e anemia da criança, aleitamento materno e uso de chupeta. Os resultados revelaram que a maior proporção de crianças apresenta-se atrasada em relação aos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde para o desenvolvimento neuromotor e dentição. A prematuridade foi o fator mais freqüentemente associado a sinais de desenvolvimento não atingidos e a dentição foi o sinal mais sensível às mesmas variáveis. Verificou-se que parte dos resultados negativos talvez sejam conseqüência da dificuldade materna em identificar os sinais subjetivos de desenvolvimento. Sugere-se que um levantamento dos sinais de desenvolvimento seja realizado por profissionais treinados permitindo verificar critérios e/ou intervenções adequadas para modificar a situação encontrada.

Palavras-chave : Desenvolvimento infantil; Desenvolvimento neuromotor; Dentição; Primeiro ano de vida; Serviços públicos de saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License