SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Adolescência, vida sexual e planejamento reprodutivo de escolares de Serra Pelada, ParáJuventude e Reprodução entre os Guarani-Mbyá da Aldeia Morro da Saudade na Periferia da Cidade de São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

REIS, Alberto Olavo Advincula  e  OLIVEIRA-MONTEIRO, Nancy Ramacciotti de. Sexualidade e procriação na ótica de jovens de periferias sociais e urbanas. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2007, vol.17, n.2, pp. 54-63. ISSN 0104-1282.

Trata-se de uma investigação com jovens de 14 a 19 anos, moradores de favela, participantes de um projeto de iniciação artística na região de Santo André, São Paulo. Relatos de não ocorrência de casos de gravidez entre os participantes do projeto constituíram um evento a ser investigado. Foi proposto um levantamento, por meio de questionários, dos aspectos da vida sexual e reprodutiva dessa população. Foram aplicados, sob condição controlada, 100 questionários. As respostas foram organizadas de acordo com alguns indicadores: fontes de informação sobre sexualidade, idade de iniciação de relações sexuais, utilização de contraceptivos, motivos para engravidar, idade ideal para a primeira maternidade. Dentre os resultados, destaca-se que para a totalidade dos jovens a melhor idade para se ter um filho não é durante a adolescência, sendo as carências um dos principais motivos para uma jovem engravidar. Fenômenos associados ao tráfico e uso de drogas, à violência, ao aumento de procriação de adolescentes acontecem, sobretudo, em contextos de pobreza aliados às expectativas da sociedade não pobre. Assim, tais fenômenos, particularmente, a maternidade na adolescência podem ser compreendidos como alternativas possíveis encontradas por essa juventude. Tais alternativas estariam relacionadas a auto-percepções fracassadas diante de modelos colocados fora de alcance. Assim, a não ocorrência de gravidez nos jovens inseridos no projeto cultural investigado explicar-se-ia pelo fato de se alocar nesse espaço cultural condições que atenderiam muitas das expectativas dos jovens em termos de diversão, construção de projetos, trocas interpessoais, elaboração de valores, sentido de pertinência pessoal e social, possibilidade de trabalho.

Palavras-chave : Gravidez na adolescência; Exclusão social; Construção de valores; Sexualidade na adolescência; Perspectiva de vida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License