SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Sexualidade e procriação na ótica de jovens de periferias sociais e urbanasCuidar da educação, da cultura e de si: horizontes de uma experiência de resgate da cultura popular na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

AZEVEDO, Marcos Augusto P. de  e  ADORNO, Rubens de Camargo Ferreira. Juventude e Reprodução entre os Guarani-Mbyá da Aldeia Morro da Saudade na Periferia da Cidade de São Paulo. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2007, vol.17, n.2, pp. 64-73. ISSN 0104-1282.

Estudo qualitativo empreendido para compreender as questões que contornam a maternidade e o comportamento reprodutivo de jovens Guarani-Mbyá, moradores da Aldeia Morro da Saudade, localizada na periferia da cidade de São Paulo. Procura-se desvelar os significados atribuídos à maternidade pelas diferentes gerações Guarani, que vivem em uma área territorial restrita, estabelecendo uma interação cotidiana com outros padrões culturais praticados por uma população de não-índios, que vivem no entorno da aldeia. Esse evento é visualizado sob a ótica sociocultural, que estabelece um processo de interação entre a cosmologia que os representa e as ocorrências do presente, apontando para prováveis possibilidades de mudanças ou permanências no seio cultural do universo étnico que os caracteriza enquanto grupo.

Palavras-chave : Juventude e Reprodução; Etnia Guarani-Mbyá; Saúde Reprodutiva; Práticas Rituais; Saúde Indígena.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License