SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Cuidar da educação, da cultura e de si: horizontes de uma experiência de resgate da cultura popular na escolaA criança com deficiência e as relações interpessoais numa brinquedoteca comunitária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

SANTOS, Gilberto Lima dos  e  CHAVES, Antonio Marcos. Significados que as crianças atribuem aos seus direitos. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2007, vol.17, n.2, pp. 87-97. ISSN 0104-1282.

O objetivo do estudo é conhecer os significados que as crianças atribuem aos seus direitos, em diferentes tipos de escola. É um estudo exploratório, comparativo, orientado pela Psicologia Sócio-Histórica. A abordagem é qualitativa. Participaram vinte e uma crianças, de ambos os sexos, de nove a onze anos de idade, sendo sete de cada escola (particular urbana, pública urbana e pública rural). Para a coleta de dados, foi solicitada aos participantes a elaboração de uma redação, sobre os direitos das crianças. As expressões obtidas foram categorizadas de acordo com o significado, que foi identificado com base na similaridade dos sentidos. As concepções compartilhadas (significados) pelas crianças são: criança tem o direito de brincar, de consumir e de estudar. Predominam os direitos individuais e a lógica da promoção, mas há significados que distinguem as crianças de cada escola. O predomínio de conceitos espontâneos indica que as crianças não têm consciência de seus direitos e, também, a precariedade da difusão do ECA e o não envolvimento da escola nesse processo.

Palavras-chave : Crianças; Significados; Direitos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License