SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Distúrbios de conduta em crianças do ensino fundamental e sua relação com a estrutura familiarO brincar e suas implicações para o desenvolvimento infantil a partir da Psicologia Evolucionista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

NOGUEIRA, Susana Engelhard  e  MOURA, Maria Lucia Seidl de. Intersubjetividade: perspectivas teóricas e implicações para o desenvolvimento infantil inicial. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2007, vol.17, n.2, pp. 128-132. ISSN 0104-1282.

O conceito de intersubjetividade tem sido abordado segundo diferentes interpretações no campo da Psicologia. Este artigo tem como objetivo apresentar fundamentos teóricos desse conceito, apontando sua utilização em estudos sobre o desenvolvimento infantil inicial nas últimas décadas. Busca-se ainda discutir e comparar diferentes perspectivas teóricas que abordam o papel da intersubjetividade e da interação social no desenvolvimento infantil. Entende-se que as perspectivas discutidas não esgotam plenamente o tema, mas contribuem para uma reflexão sobre como a intersubjetividade pode ser vista como aspecto indissociado de processos básicos que envolvem reciprocidade como a comunicação inicial, interação social e afetividade.

Palavras-chave : Intersubjetividade; Interação social; Desenvolvimento infantil inicial; Social interaction.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License