SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2The play behavior and its implications for child development according to Evolutionary Psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

SAMPAIO, Isabela T. A.. Práticas educativas parentais, gênero e ordem de nascimento dos filhos: atualização. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2007, vol.17, n.2, pp. 144-152. ISSN 0104-1282.

As práticas educativas parentais dizem respeito a como os pais monitoram, controlam e socializam seus filhos. Neste artigo, objetiva-se atualizar a literatura na área das práticas educativas parentais considerando-se especialmente dois fatores: o gênero (menino ou menina) e a ordem de nascimento (filho único, primogênito, do meio ou caçula) dos filhos. Foram consultados artigos nacionais e internacionais, sendo esses últimos considerados a partir do ano de 2001. Com relação às práticas educativas parentais e o gênero do filho, observou-se que parece existir uma preferência dos pais com filhos do mesmo sexo que o seu, as mães preferindo as meninas e os pais, os meninos. A literatura também demonstra que há diferenças no modo como meninos e meninas reagem a estressores familiares, sendo que os meninos apresentam maiores níveis de externalização e as meninas, de internalização de comportamento. Os artigos referentes à ordem de nascimento, por sua vez, discutem principalmente como é a alocação de recursos da família de acordo com a posição de nascimento de cada filho. Observou-se que os primogênitos, principalmente do sexo masculino, são os que recebem maior investimento dos pais. A literatura, porém, é frágil e contraditória com relação aos dois aspectos, assim, ressalta-se que há necessidade de mais pesquisas sobre esses temas, especialmente no Brasil.

Keywords : Práticas educativas parentais; Gênero; Ordem de nascimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License