SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2O brincar e suas implicações para o desenvolvimento infantil a partir da Psicologia Evolucionista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

SAMPAIO, Isabela T. A.. Práticas educativas parentais, gênero e ordem de nascimento dos filhos: atualização. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2007, vol.17, n.2, pp. 144-152. ISSN 0104-1282.

As práticas educativas parentais dizem respeito a como os pais monitoram, controlam e socializam seus filhos. Neste artigo, objetiva-se atualizar a literatura na área das práticas educativas parentais considerando-se especialmente dois fatores: o gênero (menino ou menina) e a ordem de nascimento (filho único, primogênito, do meio ou caçula) dos filhos. Foram consultados artigos nacionais e internacionais, sendo esses últimos considerados a partir do ano de 2001. Com relação às práticas educativas parentais e o gênero do filho, observou-se que parece existir uma preferência dos pais com filhos do mesmo sexo que o seu, as mães preferindo as meninas e os pais, os meninos. A literatura também demonstra que há diferenças no modo como meninos e meninas reagem a estressores familiares, sendo que os meninos apresentam maiores níveis de externalização e as meninas, de internalização de comportamento. Os artigos referentes à ordem de nascimento, por sua vez, discutem principalmente como é a alocação de recursos da família de acordo com a posição de nascimento de cada filho. Observou-se que os primogênitos, principalmente do sexo masculino, são os que recebem maior investimento dos pais. A literatura, porém, é frágil e contraditória com relação aos dois aspectos, assim, ressalta-se que há necessidade de mais pesquisas sobre esses temas, especialmente no Brasil.

Palavras-chave : Práticas educativas parentais; Gênero; Ordem de nascimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License