SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Public Education: not a priority of the public power or disinterest of society? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

MACHADO, Nicole O; SAITO, Maria I.  and  SZARFARC, Sophia C. Características sócio-demográficas e reprodutivas de adolescentes atendidas no pós-parto no Instituto da Criança da Universidade de São Paulo. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2007, vol.17, n.3, pp. 1-7. ISSN 0104-1282.

Tendo em vista os problemas inerentes à gravidez na adolescência e a importância de direcionar ações de saúde para essa população a Unidade de Adolescentes do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da USP estendeu o atendimento, oferecendo atenção integral para mães adolescentes e seus filhos que freqüentaram o pré-natal na Disciplina de Obstetrícia da FMUSP. Este estudo visou identificar algumas características do modo de vida das mães adolescentes que freqüentam esse serviço. A população amostral foi constituída pelas 81 jovens que freqüentavam o ambulatório no período de estudo. Verificou-se que 76,5% delas não planejaram a gestação. Mesmo assim, com o apoio familiar e da instituição, planejavam mais filhos em data futura. A maioria delas convivia com o companheiro que, algumas vezes, assumiu também a chefia da família da adolescente. Grande parte delas, 54,3 % abandonou os estudos e, das 59 mães que trabalhavam, 38 deixaram de fazê-lo. As atividades de lazer foram modificadas e cerca de metade das jovens deixou de participar de qualquer atividade de lazer. O estudo permite ressaltar as repercussões da maternidade na vida das jovens e evidencia a importância do pré-natal e de serviços que proporcionem atendimento pós-parto, enfocando a saúde de uma forma global, beneficiando as adolescentes e seus filhos.

Keywords : Mães adolescentes; Estilo de vida; Programas de atendimento pós-natal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License