SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Educação Pública: falta de prioridade do poder público ou desinteresse da sociedade? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

MACHADO, Nicole O; SAITO, Maria I.  e  SZARFARC, Sophia C. Características sócio-demográficas e reprodutivas de adolescentes atendidas no pós-parto no Instituto da Criança da Universidade de São Paulo. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2007, vol.17, n.3, pp. 1-7. ISSN 0104-1282.

Tendo em vista os problemas inerentes à gravidez na adolescência e a importância de direcionar ações de saúde para essa população a Unidade de Adolescentes do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da USP estendeu o atendimento, oferecendo atenção integral para mães adolescentes e seus filhos que freqüentaram o pré-natal na Disciplina de Obstetrícia da FMUSP. Este estudo visou identificar algumas características do modo de vida das mães adolescentes que freqüentam esse serviço. A população amostral foi constituída pelas 81 jovens que freqüentavam o ambulatório no período de estudo. Verificou-se que 76,5% delas não planejaram a gestação. Mesmo assim, com o apoio familiar e da instituição, planejavam mais filhos em data futura. A maioria delas convivia com o companheiro que, algumas vezes, assumiu também a chefia da família da adolescente. Grande parte delas, 54,3 % abandonou os estudos e, das 59 mães que trabalhavam, 38 deixaram de fazê-lo. As atividades de lazer foram modificadas e cerca de metade das jovens deixou de participar de qualquer atividade de lazer. O estudo permite ressaltar as repercussões da maternidade na vida das jovens e evidencia a importância do pré-natal e de serviços que proporcionem atendimento pós-parto, enfocando a saúde de uma forma global, beneficiando as adolescentes e seus filhos.

Palavras-chave : Mães adolescentes; Estilo de vida; Programas de atendimento pós-natal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License