SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Public Education: not a priority of the public power or disinterest of society?Perceptions about being obese from the point of view of patients and health professionals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

BRESSANI, Maria Cristina L; BOSA, Cleonice A  and  LOPES, Rita Sobreira. A responsividade educadora-bebê em um berçário: um estudo exploratório. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2007, vol.17, n.3, pp. 21-36. ISSN 0104-1282.

Este estudo teve como objetivo investigar indicadores de responsividade interpessoal educadora-bebê em uma turma de berçário, com base no conceito de responsividade materna, oriundo da teoria do apego. Este conceito foi ampliado e integrado às noções da área sociocognitiva, tais como práticas educativas e habilidades comunicativas. O estudo foi realizado em um berçário, constituído por 4 bebês, com idades entre 5 e 14 meses, e a educadora responsável pela turma. As crianças e a educadora foram filmadas em interação grupal. As descrições das filmagens foram classificadas de acordo com o Protocolo de observação da interação educadora-bebê. A análise das descrições gerou três principais categorias de comportamento das crianças (choro, exploração/jogo social e conflito/disputa por atenção) analisadas em termos da sua relação com o comportamento da educadora (responsividade interpessoal). Foram identificados comportamentos verbais distribuídos em quatro categorias: Perguntas, Comentários, Comandos e Outros Comportamentos verbais. Os comportamentos não verbais foram classificados em três tipos gerais: Contato Físico, Relação com Objetos e Ausência de Interação. Os resultados deste estudo mostraram que a educadora mostrou indicadores de responsividade que parece ser facilitada, entre outros fatores, pela razão adulto-criança, ainda que os bebês fossem de diferentes faixas etárias.

Keywords : Psicologia; Educação; Desenvolvimento infantil; Creches; Comunicação não verbal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License