SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Educação Pública: falta de prioridade do poder público ou desinteresse da sociedade?As percepções sobre o "ser obeso" sob a ótica do paciente e dos profissionais da saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

BRESSANI, Maria Cristina L; BOSA, Cleonice A  e  LOPES, Rita Sobreira. A responsividade educadora-bebê em um berçário: um estudo exploratório. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2007, vol.17, n.3, pp. 21-36. ISSN 0104-1282.

Este estudo teve como objetivo investigar indicadores de responsividade interpessoal educadora-bebê em uma turma de berçário, com base no conceito de responsividade materna, oriundo da teoria do apego. Este conceito foi ampliado e integrado às noções da área sociocognitiva, tais como práticas educativas e habilidades comunicativas. O estudo foi realizado em um berçário, constituído por 4 bebês, com idades entre 5 e 14 meses, e a educadora responsável pela turma. As crianças e a educadora foram filmadas em interação grupal. As descrições das filmagens foram classificadas de acordo com o Protocolo de observação da interação educadora-bebê. A análise das descrições gerou três principais categorias de comportamento das crianças (choro, exploração/jogo social e conflito/disputa por atenção) analisadas em termos da sua relação com o comportamento da educadora (responsividade interpessoal). Foram identificados comportamentos verbais distribuídos em quatro categorias: Perguntas, Comentários, Comandos e Outros Comportamentos verbais. Os comportamentos não verbais foram classificados em três tipos gerais: Contato Físico, Relação com Objetos e Ausência de Interação. Os resultados deste estudo mostraram que a educadora mostrou indicadores de responsividade que parece ser facilitada, entre outros fatores, pela razão adulto-criança, ainda que os bebês fossem de diferentes faixas etárias.

Palavras-chave : Psicologia; Educação; Desenvolvimento infantil; Creches; Comunicação não verbal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License