SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3As percepções sobre o "ser obeso" sob a ótica do paciente e dos profissionais da saúdeExpectativas parentais: o internato como contexto de desenvolvimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

SILVA, Mônica Ferreira da  e  GUZZO, Raquel S L. Presidiários: percepções e sentimentos acerca de sua condição paterna. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2007, vol.17, n.3, pp. 48-59. ISSN 0104-1282.

O presente estudo teve como objetivo geral compreender a relação entre pais presidiários e seus filhos, no ambiente prisional. A pesquisa foi desenvolvida em uma Penitenciária no interior do estado de São Paulo e teve a participação de 7 presidiários, escolhidos aleatoriamente, levando em conta apenas sua condição de pai. A entrevista, com roteiro semi-estruturado, foi um dos instrumentos para a coleta de dados, assim como o diário de campo da pesquisadora. No processo de análise dos dados colhidos, as informações são organizadas em duas partes: a primeira discutiu os resultados obtidos por meio das entrevistas com os pais presidiários e a segunda, trabalhou com os dados coletados durante as observações participantes e dos diários de campo. Os resultados indicaram, de um modo geral, que a prisão gera impactos na relação pai e filho, e que a instituição não está preparada para lidar com essa questão, conhecendo muito pouco dessa realidade.

Palavras-chave : Prisão; Pais Presidiários; Vínculos; Desenvolvimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License