SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Presidiários: percepções e sentimentos acerca de sua condição paternaHomicídio entre jovens de uma periferia de Salvador, Bahia: um relato de experiência sobre a violência e o desenvolvimento humano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

SILVA, Demóstenes Neves da  e  RABINOVICH, Elaine Pedreira. Expectativas parentais: o internato como contexto de desenvolvimento. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2007, vol.17, n.3, pp. 60-71. ISSN 0104-1282.

O estudo objetivou discutir os motivos e as expectativas dos pais ao conduzirem os filhos para uma educação no ensino regular da educação básica numa instituição interna e confessional. Como objetivos específicos, pretendeu traçar um perfil dos alunos e analisar a relação entre o papel da instituição e as expectativas parentais. Os instrumentos metodológicos foram questionários semi-estruturados aplicados a 20 pais que correspondiam ao total dos novos alunos do ano letivo e o diário de campo do pesquisador. São apresentados elementos de análise do internato agrupados como contexto de compensação, ideal de vida, substituto da família, fator de crescimento para os filhos e de desenvolvimento acadêmico. Conclui-se que o internato é procurado, na expectativa dos pais, como contexto privilegiado para a educação dos filhos em sua condição de fechamento e proteção e, paradoxalmente, como fator de crescimento e desenvolvimento.

Palavras-chave : Educação; Família; Internato; Ambiente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License