SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Expectativas parentais: o internato como contexto de desenvolvimentoA consulta médica no contexto do programa saúde da família e direito da criança índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

SANTOS, José Eduardo Ferreira. Homicídio entre jovens de uma periferia de Salvador, Bahia: um relato de experiência sobre a violência e o desenvolvimento humano. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2007, vol.17, n.3, pp. 72-83. ISSN 0104-1282.

Este artigo trata de uma pesquisa em andamento quanto a homicídios ente jovens em uma periferia de Salvador, Bahia. Parte de trajetórias de jovens assassinados utilizando uma metodologia etnográfica composta pela análise sistemática de recortes de diários e cadernos de campo coletados durante muitos anos de estudos sobre a juventude no campo. Identifica as repercussões no desenvolvimento humano em contexto das trajetórias de jovens assassinados. organizada nos tópicos: continuum; antecipação; trajetória: genealogia e repercussão. São apresentados três casos de jovens assassinados e suas repercussões sobre a família, os jovens, o bairro e o assassino. Conclui-se que alguns elementos ou indícios presentes no cotidiano do jovem podem permitir o mapeamento de trajetórias de marginalização que, identificadas, possibilitam uma ação preventiva.

Palavras-chave : Homicídio; Jovens; Periferia urbana; Trajetória de vida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License