SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Homicide among youngsters in the periphery of Salvador, Bahia: an experience report on violence and human developmentComparative analysis of prematurity and low birth weight between newborns of adolescent and adult mothers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

LIMA, Isabel Maria Sampaio Oliveira; ALVES, Vânia Sampaio  and  FRANCO, Anamélia Lins e Silva. A consulta médica no contexto do programa saúde da família e direito da criança. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2007, vol.17, n.3, pp. 84-94. ISSN 0104-1282.

OBJETIVO: Analisar a compreensão do médico de saúde da família em relação ao direito à saúde da criança. MÉTODO: Observaram-se 50 consultas médicas com crianças menores de seis anos de idade, conduzidas por dez médicos de saúde da família com atuação em três municípios baianos. As consultas foram registradas em áudio e, posteriormente, transcritas na íntegra, mediante consentimento informado dos médicos e dos responsáveis pelas crianças. A análise das consultas obedeceu a duas etapas consecutivas e complementares em relação aos objetivos pretendidos: a descrição da condução das consultas e a análise interpretativa do processo interacional e comunicacional entre os médicos e as famílias das crianças assistidas. RESULTADOS: A investigação aponta ser a consulta médica orientada pelas linhas de cuidado de atenção integral à saúde da criança. Contudo, entre os médicos predomina uma concepção restrita de saúde. Esta, ao circunscrever a queixa aos sintomas e à atenção estritamente medicamentosa, compromete a apreensão de seus determinantes, desvinculando-a da realidade das famílias e da comunidade. A consulta deixa de constituir uma oportunidade de afirmação do direito à saúde da criança. CONCLUSÕES: A investigação conclui que, na perspectiva do direito da criança, a atenção médica precisa ser orientada pelo princípio do seu "melhor interesse" nos termos da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito da Criança. Esta constatação remete para a necessária afirmação do paradigma da proteção integral da criança e do adolescente na formação dos profissionais de saúde.

Keywords : Política de Saúde; Programa Saúde da Família; Direito à saúde da criança.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License