SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3A consulta médica no contexto do programa saúde da família e direito da criançaSingle session work: intervenção única com a família e adolescente em conflito com a lei índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

SUZUKI, Cristina Mika; CECCON, Maria Esther Jurfest; FALCAO, Mario Cícero  e  VAZ, Flávio Adolfo Costa. Análise comparativa da freqüência de prematuridade e baixo peso entre filhos de mães adolescentes e adultas. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2007, vol.17, n.3, pp. 95-103. ISSN 0104-1282.

A gravidez na adolescência é um problema de saúde pública por ser considerada uma gravidez de alto risco. A incidência de prematuridade e de baixo peso ao nascer entre filhos de mães adolescentes varia dependendo da região e pais estudado. OBJETIVO: realizar uma análise comparativa da freqüência de prematuridade e baixo peso entre filhos de mães adolescentes e adultas. MÉTODO: estudo prospectivo comparativo de uma série de casos no qual foram incluídos 132 mães e seus recém nascidos (51 mães adolescente e 81 mães adultas) internados em dois hospitais públicos da cidade de São Paulo, no período de junho de 2005 a maio de 2006. Em relação às mães foram analisadas as seguintes variáveis: idade, raça, escolaridade, ocupação, número de gestações e de abortos, pré-natal (número de consultas), antecedentes mórbidos antes e durante o pré-natal, tipo de parto e uso de drogas lícitas e ilícitas. Em relação aos recém-nascidos foram analisados: Boletim de Apgar, sexo, peso de nascimento, idade gestacional, adequação nutricional e aleitamento materno. RESULTADOS: A gravidez na adolescência esteve relacionada com nascimentos de crianças prematuras (16-31.4% no grupo de mães adolescentes e 7-8.65% no grupo de mães adultas, p=0.01), e esta relação não foi observada com o baixo peso ao nascer (14-27.5% no grupo adolescente e 16-19.8% no grupo de mães adultas, p=0.17). Não houve diferenças significantes em relação aos outros parâmetros. CONCLUSÕES: a assistência pré-natal pareceu diminuir a freqüência de baixo peso ao nascer em filhos de mães adolescentes. Não houve interferência na freqüência da prematuridade.

Palavras-chave : Gravidez; Adolescência; Recém-nascido; Baixo peso; Prematuridade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License