SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Comparative analysis of prematurity and low birth weight between newborns of adolescent and adult mothersThe doctor and the healer: the pedagogy of the gift IN the health universe author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

COSTA, Liana Fortunato; GUIMARAES, Flávio Lôbo; PESSINA, Luciana Monteiro  and  SUDBRACK, Maria Fátima Olivier. Single session work: intervenção única com a família e adolescente em conflito com a lei. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2007, vol.17, n.3, pp. 104-113. ISSN 0104-1282.

Neste trabalho apresentamos e discutimos uma metodologia de avaliação familiar numa perspectiva da Single Session Work, que é baseada numa única intervenção, e se destina ao atendimento de adolescente em conflito com a lei. A avaliação familiar compreendeu os seguintes objetivos: levantar informações psicossociais que possibilitassem uma melhor compreensão das características da clientela atendida; compreender o paradigma familiar, identificando os elementos relacionados à eclosão da crise atual, entendendo por crise o envolvimento do adolescente com a Justiça; estimular as famílias a estabelecerem novos paradigmas, capazes de responder à crise. Acreditamos que esta metodologia pode ser útil no contexto judiciário, com essa população de adolescentes, que cumpre medidas socieducativas e que não apresenta demanda para transformações. Reconhecemos seu potencial de gerar informação, resgatar vínculos parentais, significar o ato delinqüente, por ser uma intervenção crítica pontual e que reativa as potencialidades e a criatividade tanto da família quanto da equipe técnica.

Keywords : Medida socioeducativa; Adolescente em conflito com a lei; Avaliação familiar; Psicologia jurídica; Single session work.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License