SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Análise comparativa da freqüência de prematuridade e baixo peso entre filhos de mães adolescentes e adultasO médico e o curador: a pedagogia da dádiva de Valentin no universo da saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

COSTA, Liana Fortunato; GUIMARAES, Flávio Lôbo; PESSINA, Luciana Monteiro  e  SUDBRACK, Maria Fátima Olivier. Single session work: intervenção única com a família e adolescente em conflito com a lei. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2007, vol.17, n.3, pp. 104-113. ISSN 0104-1282.

Neste trabalho apresentamos e discutimos uma metodologia de avaliação familiar numa perspectiva da Single Session Work, que é baseada numa única intervenção, e se destina ao atendimento de adolescente em conflito com a lei. A avaliação familiar compreendeu os seguintes objetivos: levantar informações psicossociais que possibilitassem uma melhor compreensão das características da clientela atendida; compreender o paradigma familiar, identificando os elementos relacionados à eclosão da crise atual, entendendo por crise o envolvimento do adolescente com a Justiça; estimular as famílias a estabelecerem novos paradigmas, capazes de responder à crise. Acreditamos que esta metodologia pode ser útil no contexto judiciário, com essa população de adolescentes, que cumpre medidas socieducativas e que não apresenta demanda para transformações. Reconhecemos seu potencial de gerar informação, resgatar vínculos parentais, significar o ato delinqüente, por ser uma intervenção crítica pontual e que reativa as potencialidades e a criatividade tanto da família quanto da equipe técnica.

Palavras-chave : Medida socioeducativa; Adolescente em conflito com a lei; Avaliação familiar; Psicologia jurídica; Single session work.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License