SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3The doctor and the healer: the pedagogy of the gift IN the health universeBack to the Original Family: Risk and Protective Factors in the Reunification Process of the Family of an Institutionalized Adolescent author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

SANTOS, Kátia Ferreira dos  and  BOGUS, Cláudia Maria. A percepção de educadores sobre a escola promotora de saúde: um estudo de caso. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2007, vol.17, n.3, pp. 123-133. ISSN 0104-1282.

O presente trabalho teve como objetivos identificar o entendimento e a percepção que educadores de uma escola pública paulistana têm quanto às temáticas educação em saúde e promoção da saúde na escola e quanto às práticas desenvolvidas no ambiente escolar para promover saúde. Foi possível observar que as práticas educacionais são bastante heterogêneas, mas há predominância de uma concepção especialista, ou seja, o professor de Ciências é considerado o mais habilitado a desenvolver práticas de educação em saúde. Também se observou, em geral, tendência à visão assistencialista, que se baseia na preocupação com o cuidado pontual, sem, muitas vezes, considerar condições histórico-sociais da comunidade escolar. Quanto ao desenvolvimento de ações relacionadas à promoção da saúde, a maioria dos professores exclui-se do processo de planejamento e execução e atribui esse papel ao diretor e ao coordenador pedagógico. Assim, sua atuação é marcada pela realização de tarefas, definidas pelos que ocupam outras funções, caracterizando um distanciamento entre as atividades de planejamento e as de ação. Embora a maioria não participe de entidades civis, houve referência ao estabelecimento de um sistema de parceria com a comunidade e com instituições da sociedade civil como algo importante para a construção de ações sob o enfoque da promoção da saúde.

Keywords : Promoção da Saúde; Educação em Saúde; Saúde Escolar; Serviços de Saúde Escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License