SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Educators' perception about the school as a promoter of health: a case studyFamily and Health in France from the 18th to the 21st Centuries author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

SIQUEIRA, Aline Cardoso  and  DELL'AGLIO, Débora Dalbosco. Retornando para a Família de Origem: Fatores de risco e proteção no Processo de Reinserção de uma Adolescente Institucionalizada. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2007, vol.17, n.3, pp. 134-146. ISSN 0104-1282.

O objetivo destetrabalho foi investigar os fatores de risco e proteção presentes no processo de reinserção familiar de uma adolescente de 12 anos, que esteve abrigada por seis meses devido a suspeita de abuso sexual por parte do padrasto. Os dados foram coletados através de entrevistas com a adolescente, sua mãe,membros do abrigo,de uma ONG,do Conselho Tutelar eda escola. Foi utilizada a metodologiada inserção ecológica, acompanhando o caso ao longo de cinco meses. Os resultados indicaram a existência de expressivos e numerosos fatores de risco no ambiente familiar, resultando no reabrigamento da adolescente. Pode-se concluir que o processo de transição ecológica vivenciado pela adolescente, do abrigo para a família, ocorreu de forma inadequada, à medida que não estavam garantidas as condições para um desenvolvimento saudável no contexto familiar. Dessa forma, discute-se a necessidade de políticas públicas que assegurem um acompanhamento dessas transições, para quea reinserção familiar de crianças e adolescentes possa acontecer de forma segura e definitiva.

Keywords : Reinserção familiar; Institucionalização; Adolescência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License