SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Adolescence in the brazilian public health system: a bibliographic review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

NUNES, Sandra A N; FERNANDES, Marcos G  and  VIEIRA, Mauro L. Interações sociais precoces: uma análise das mudanças nas funções parentais. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2007, vol.17, n.3, pp. 160-171. ISSN 0104-1282.

As interações físicas e afetivas estabelecidas entre progenitores e seus descendentes vêm sendo rediscutidas na ciência psicológica, em virtude de contribuições recentes oferecidas pela Psicologia do Desenvolvimento Evolucionista (PDE). Pretende-se, no presente artigo, fazer uma revisão das teorias clássicas e contemporâneas que trataram de explicar os fatores implicados na gênese, no desenvolvimento e na função das interações precoces entre filhos e mães e pais. Buscar-se-á estabelecer as modalidades de vinculação em diferentes espécies, a partir de uma abordagem evolucionista, até se chegar à conduta de apego e à sua contraparte, o comportamento parental, em sua dinâmica normal e patogênica, na espécie homo. A psicopatologia do vínculo mãe-bebê, em especial a depressão puerperal, será analisada tendo como pano de fundo a contradição entre as características biológicas da espécie e as exigências culturais que as sociedades industrializadas impõe à mãe e ao pai, destacando papel que o investimento paterno e aloparental assumem no desenvolvimento favorável do bebê e, conseqüentemente, no re-estabelecimento da puérpera.

Keywords : Interação social; Apego; Comportamento parental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License