SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Tendências da mortalidade em mulheres brasileiras no climatério índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

TAVARES, Carlos Mendes; CAMARANO, Ana Amelia  e  ABREU, Luiz Carlos de. Fecundidade das mulheres cabo-verdianas - África Ocidental. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2008, vol.18, n.1, pp. 1-10. ISSN 0104-1282.

Os níveis de fecundidade de um país fazem parte de um elenco de indicadores que orientam na formulação de políticas públicas, face à redução do volume da população e do seu envelhecimento. O aumento da fecundidade pode indicar falta de acesso da população a informações e serviços de saúde reprodutiva. Assim, o objetivo é analisar a fecundidade das mulheres cabo-verdianas e a contribuição de determinantes próximos da fecundidade. Realizou-se a análise e a mensuração do comportamento da fecundidade das mulheres a partir de métodos indiretos de estimação da fecundidade com base nos dados dos censos. A análise dos determinantes próximos da fecundidade é baseado no DHS (Pesquisa sobre Saúde e Demografia - 1998). Os dados mostraram uma redução de 1,7, 1,5 e 1,6 filhos por mulher no final do período reprodutivo, de acordo com os três métodos (Brass, Arriaga e Gompertz) entre 1990 e 2000. As taxas foram mais altas para as mulheres das áreas rurais. A fecundidade vem diminuindo no país e com ocorrência mais precoce. O uso de contraceptivos foi o determinante de maior relevância no processo de declínio de fecundidade das mulheres de Cabo Verde, África.

Palavras-chave : Taxa de fecundidade; anticoncepção; fertilidade; Africa Ocidental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License