SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Tendências da mortalidade em mulheres brasileiras no climatérioAquisição de habilidades funcionais na área de mobilidade em crianças atendidas em um programa de estimulação precoce índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

HENNA, Elizabete Satie; ABREU, Luiz Carlos de; FERREIRA NETO, Marcos Luiz  e  REIS, Alberto Olavo Advíncula. Rede de atenção à saúde mental de base comunitária: a experiência de Santo André. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2008, vol.18, n.1, pp. 16-26. ISSN 0104-1282.

Os distúrbios psiquiátricos constituem um grave problema de saúde pública. Por muitos anos, a única terapêutica disponível ao portador de transtornos mentais era a internação em hospitais psiquiátricos. Hoje a Organização Mundial da Saúde recomenda os serviços de base comunitária como modelo de tratamento em saúde mental. Assim, o objetivo é descrever as características de uma rede de atenção à saúde mental de base comunitária no município de Santo André, SP. Foi realizado um estudo retrospectivo do tipo descritivo, em dados secundários do período de 1987 a 2006. O estudo incidiu sobre o histórico, a infra-estrutura, os recursos humanos, a produção, as práticas e processos de trabalho dos serviços de saúde mental de Santo André. Foram analisados documentos do Programa Municipal de Saúde Mental, da Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de Santo André, da Associação José Martins de Araújo Júnior/Organização Social De Volta Para Casa. A Secretaria Municipal de Saúde proveu meios para uma transformação dos serviços de saúde mental no período estudado, partindo de um atendimento exclusivamente manicomial para uma rede de serviços de saúde mental com modelo centrado na comunidade, focando a doença no aspecto psicossocial e com abordagem por equipe multiprofissional. Estas ações no município de Santo André forarm corroborativas aos esforços da sociedade civil e o pleno desenvolvimento da mudança do modelo hospitalocêntrico.

Palavras-chave : Saúde mental; psiquiatria comunitária; redes comunitárias.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License