SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Aquisição de habilidades funcionais na área de mobilidade em crianças atendidas em um programa de estimulação precoceMães de crianças com deficiência visual: percepções, conduta e contribuição do atendimento em grupo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

ADORNO, Rubens de Camargo Ferreira  e  PICOLI, Renata Palópoli. Cuidado à saúde de crianças kaiowá e guarani: notas de observação de campo. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2008, vol.18, n.1, pp. 35-45. ISSN 0104-1282.

Inicia-se uma discussão sobre as práticas de saúde e cuidado utilizadas pelos Kaiowá e Guarani da Terra Indígena de Caarapó no enfrentamento das doenças diarréicas na infância. Utilizou-se de uma contribuição etnográfica, através do uso da técnica da observação participante e de entrevistas aberta com moradores da comunidade. Em se tratando de uma sociedade que vivencia permanentes transformações de ordem social advindas das relações interétnicas e da sucessiva presença dos serviços de saúde, observa-se que o significado de diarréia infantil, assim como as decisões relativas à prevenção e ao seu tratamento, refletem comportamentos diferenciados e complexos. A diarréia, também conhecida como chiri, é definida através de sinais que, de certa forma, são semelhantes aos biomédicos. No entanto, nem sempre as explicações de causalidade e as formas de tratamento seguem, unicamente, a abordagem biomédica. A variedade de causas da doença diarréica entre as crianças indígenas implica na escolha do processo terapêutico, que pode ser desde a procura por um especialista tradicional, realização de chás e infusões e, ainda, procura pelos serviços de saúde. Tais explicações e formas de tratamento pressupõem a existência de um processo de negociação entre pessoas de uma mesma cultura e de culturas distintas. Neste sentido, os serviços de saúde ao tratar a criança com diarréia, devem considerar não apenas a perspectiva biomédica, mas também dialogar com a percepção e as práticas indígenas na identificação da causalidade, na definição do diagnóstico e do tratamento, sobretudo, pela coexistência destas práticas no contexto local.

Palavras-chave : Saúde infantil; diarréia infantil; etnografia; indios Kaiowá e Guarani.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License