SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Mães de crianças com deficiência visual: percepções, conduta e contribuição do atendimento em grupoSaúde bucal e cuidado odontológico: representações sociais de mães usuárias de um serviço público de saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

MOREIRA, Lúcia Vaz de Campos  e  BIASOLI-ALVES, Zélia Maria Mendes. Práticas educativas: a participação da mãe e da criança na determinação das atividades da rotina diária. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2008, vol.18, n.1, pp. 53-65. ISSN 0104-1282.

A aquisição da independência da criança pode ser favorecida ou não pelas práticas de educação utilizadas pela família com ela. O presente artigo pretende descrever como mães de nível superior de escolaridade lidam com este aspecto na educação de seus filhos de dois a sete anos de idade. Com este objetivo foram entrevistadas 50 mães (25 residentes em uma cidade de porte médio localizada no interior de São Paulo e 25 moram na capital de um dos estados nordestinos). Foram utilizadas 43 questões do "Roteiro Reestruturado de Biasoli-Alves e Graminha". Elas investigam se é a mãe, o filho ou ambos que direcionam as situações do dia-a-dia da criança. Os resultados revelam maior freqüência da determinação conjunta (cerca de 60%), ou seja, mãe e criança tendem a decidir, em conjunto, qual a direção da situação da rotina diária.

Palavras-chave : Práticas educativas; pais e filhos; famílias urbanas de camada média.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License