SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Práticas educativas: a participação da mãe e da criança na determinação das atividades da rotina diáriaCorrelação entre disfunção temporomandibular, postura e qualidade de vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

DOMINGUES, Sidney Marcel; CARVALHO, Antônio Carlos Duarte de  e  NARVAI, Paulo Capel. Saúde bucal e cuidado odontológico: representações sociais de mães usuárias de um serviço público de saúde. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2008, vol.18, n.1, pp. 66-78. ISSN 0104-1282.

OBJETIVO: identificar as representações sociais de mães de crianças da faixa etária de zero a cinco anos de idade do Núcleo de Saúde da Família IV, em Ribeirão Preto - SP, procurando saber o que pensam sobre saúde bucal e tratamento odontológico. MÉTODO: trata-se de pesquisa qualitativa, sendo utilizada a entrevista semi-estruturada para a coleta dos dados e a análise de conteúdo. RESULTADOS: constatou-se grande dificuldade das mães em se expressar a respeito do que é, para elas, saúde. Para essas mães a saúde bucal está relacionada com normas de higiene e dietéticas e também com a ida ao dentista, restringindo-se na preocupação com a estética e pouco com a função. Já em relação ao tratamento odontológico, a grande maioria demonstrou apresentar medo, causado pela sua experiência anterior com o tratamento. A assistência particular está associada à pontualidade e ao atendimento da maneira desejada enquanto o tratamento oferecido pelo setor público à demora e à falta de equipamentos e materiais. A humanização no atendimento e competência do profissional emergiram como dois aspectos importantes, e podem estar determinando a decisão de ir ou não ao dentista. CONCLUSÕES: A expressão "saúde bucal" foi associada à assistência odontológica. O atendimento pelo setor privado foi referido como o que mais se aproxima do tipo ideal de assistência odontológica.

Palavras-chave : Representações; mães; saúde bucal; cuidado odontológico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License