SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Saúde bucal e cuidado odontológico: representações sociais de mães usuárias de um serviço público de saúdeImportância de caracterizar contextos de pesquisa: diálogos com a Psicologia Ambiental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

BIASOTTO-GONZALEZ, Daniela Aparecida et al. Correlação entre disfunção temporomandibular, postura e qualidade de vida. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2008, vol.18, n.1, pp. 79-86. ISSN 0104-1282.

INTRODUÇÃO: As disfunções temporomandibulares apresentam manifestações clínicas variadas, porém com alta prevalência de alterações posturais e impacto na qualidade de vida destes indivíduos. OBJETIVO: Caracterizar o grau de disfunção temporomandibular (DTM) e relacionar com a postura cervical e com a qualidade de vida em universitários. Método: Foram selecionados 98 indivíduos, de ambos os gêneros, com faixa etária entre 18 a 33 anos, através dos questionários, Índice Anamnético de Fonseca, que gradua a severidade da DTM e a versão brasileira do questionário de qualidade de Vida SF-36. A análise da postura de cabeça e pescoço foi realizada pelo software AlcimagemÒ, que oferece uma análise quantitativa dos ângulos. RESULTADOS: 68,36% apresentaram DTM Leve, 23,47% Moderada e 8,16% Severa;os mesmos apresentaram prejuízo principalmente nos domínios Vitalidade e Dor (X2= 0,03), sendo que Aspectos Emocionais e Sociais foram os domínios mais preservados. A média do ângulo cervical em indivíduos com DTM foi 90,76°(±7,72), sendo que há um aumento do ângulo cervical relacionado ao aumento do grau de severidade da DTM, porém não significante estatisticamente (r= 0,09). CONCLUSÃO: Houve uma prevalência maior de Disfunção Temporomandibular (DTM) leve, sendo que em relação ao ângulo cervical, houve um aumento com a severidade do grau de DTM, com piora da qualidade de vida nesta população.

Palavras-chave : Síndrome da disfunção da articulação temporomandibular; qualidade de vida; postura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License