SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Correlação entre disfunção temporomandibular, postura e qualidade de vidaAvanços em reprodução assistida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

KOBARG, Ana Paula Ribeiro; KUHNEN, Ariane  e  VIEIRA, Mauro Luís. Importância de caracterizar contextos de pesquisa: diálogos com a Psicologia Ambiental. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2008, vol.18, n.1, pp. 87-92. ISSN 0104-1282.

Recentes estudos na área da psicologia têm tentado responder a importantes questões que se encontravam pendentes. Neste processo de compreender melhor o desenvolvimento humano como indissociável do contexto físico e sociocultural, têm sido integradas novas possibilidades de organização, de articulação de conceitos, métodos de análise e enfoques direcionados para certos aspectos que envolvem o estudo do comportamento humano. É de grande importância que o pesquisador considere o ambiente em que está inserido seu objeto de pesquisa e busque uma compreensão da relação deste com o desenvolvimento humano. Nesse sentido, conclui-se que a Psicologia Ambiental tem papel relevante para atingir tal objetivo.

Palavras-chave : Contextos de desenvolvimento; psicologia ambiental; desenvolvimento humano.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License