SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Pro-inflammatory and anti-inflammatory mediators in neonatal sepsis: association between homeostasis and clinical outcomeFrequency of congenital malformations of the extremities in newborns author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

OLIVEIRA, Adriana Gonçalves de; SIQUEIRA, Pollyanna Patriota  and  ABREU, Luiz Carlos de. Cuidados nutricionais no recém-nascido de muito baixo peso. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2008, vol.18, n.2, pp. 148-154. ISSN 0104-1282.

INTRODUÇÃO: a meta nutricional na abordagem do recém-nascido de muito baixo peso é alcançar crescimento pós-natal em uma taxa que se aproxime do crescimento e do ganho de peso intra-uterino de um feto normal de mesma idade gestacional, sem produzir deficiências nutricionais, efeitos metabólicos indesejáveis ou toxicidades decorrentes de uma exagerada oferta nutricional. OBJETIVO: descrever o estado da arte da nutrição em recém-nascido prematuro de muito baixo peso. Método: Foram consultadas as bases de dados do Medline e SciELO. Utilizou-se como estratégia de busca no MEDLINE nutrition AND birth OR prematurity OR very low birth weigth infants e no SciELO os termos nutrition in newborn AND prematurity AND very low birth weigth infants AND nutritional status em todos os campos. RESULTADOS: os artigos foram classificados quanto ao tipo: revisão, artigo original, relato de casos, opinião e editorial (N= 16) e compuseram a premissa do trabalho. Foram considerados estudos de natureza qualitativa e quantitativa. Os artigos listados de 1 a 4 foram utilizados para definir recém-nascido de muito baixo peso, pequeno para a idade gestacional e caracterização fisiológica da prematuridade. CONCLUSÃO: o início precoce de alimentação, tanto enteral como parenteral e a avaliação nutricional são imprescindíveis para garantir o crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor adequados e evitar seqüelas futuras nos recém-nascidos de muito baixo peso ao nascer.

Keywords : Nutrição; Muito baixo peso; Prematuro; Avaliação nutricional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License