SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Mediadores pró-inflamatórios e antinflamatórios na sepse neonatal: associação entre homeostase e evolução clínicaFreqüência de malformações congênitas das extremidades em recém-nascidos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

OLIVEIRA, Adriana Gonçalves de; SIQUEIRA, Pollyanna Patriota  e  ABREU, Luiz Carlos de. Cuidados nutricionais no recém-nascido de muito baixo peso. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2008, vol.18, n.2, pp. 148-154. ISSN 0104-1282.

INTRODUÇÃO: a meta nutricional na abordagem do recém-nascido de muito baixo peso é alcançar crescimento pós-natal em uma taxa que se aproxime do crescimento e do ganho de peso intra-uterino de um feto normal de mesma idade gestacional, sem produzir deficiências nutricionais, efeitos metabólicos indesejáveis ou toxicidades decorrentes de uma exagerada oferta nutricional. OBJETIVO: descrever o estado da arte da nutrição em recém-nascido prematuro de muito baixo peso. Método: Foram consultadas as bases de dados do Medline e SciELO. Utilizou-se como estratégia de busca no MEDLINE nutrition AND birth OR prematurity OR very low birth weigth infants e no SciELO os termos nutrition in newborn AND prematurity AND very low birth weigth infants AND nutritional status em todos os campos. RESULTADOS: os artigos foram classificados quanto ao tipo: revisão, artigo original, relato de casos, opinião e editorial (N= 16) e compuseram a premissa do trabalho. Foram considerados estudos de natureza qualitativa e quantitativa. Os artigos listados de 1 a 4 foram utilizados para definir recém-nascido de muito baixo peso, pequeno para a idade gestacional e caracterização fisiológica da prematuridade. CONCLUSÃO: o início precoce de alimentação, tanto enteral como parenteral e a avaliação nutricional são imprescindíveis para garantir o crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor adequados e evitar seqüelas futuras nos recém-nascidos de muito baixo peso ao nascer.

Palavras-chave : Nutrição; Muito baixo peso; Prematuro; Avaliação nutricional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License