SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Cuidados nutricionais no recém-nascido de muito baixo pesoVerificação das habilidades funcionais e necessidades de auxílio do cuidador em crianças com paralisia cerebral nos primeiros meses de vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

PEREIRA, Ricardo Jorge da Silva et al. Freqüência de malformações congênitas das extremidades em recém-nascidos. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2008, vol.18, n.2, pp. 155-162. ISSN 0104-1282.

As malformações congênitas constituem alterações de estrutura, função ou metabolismo presentes ao nascer, que resultam em anomalias físicas ou mentais, podendo ou não ser simples ou múltiplas e de maior ou menor importância clínica. O objetivo é de analisar a freqüência de malformações congênitas das extremidades em maternidades da cidade de Maceió. Realizou-se um estudo de coorte transversal prospectivo em 2500 recém-nascidos no período de julho de 2002 a junho de 2003, junto às maternidades Casa Maternal Santa Mônica, Hospital Memorial Arthur Ramos e Santa Casa de Misericórdia de Maceió. Foram excluídos os recém-nascidos em alto risco e casos de aborto. Cerca de 2,88% dos recém-nascidos estudados apresentaram algum tipo de anomalia do aparelho locomotor. A anomalia maior mais freqüente foi o pé torto eqüinovaro congênito e a anomalia menor de maior incidência foi o pé calcâneo valgo.

Palavras-chave : Anomalias congênitas; Recém-nascido; Morbidade; Malformações.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License