SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Verificação das habilidades funcionais e necessidades de auxílio do cuidador em crianças com paralisia cerebral nos primeiros meses de vidaCultura lúdica e utilização de objetos e materiais em brincadeiras de crianças Guarani de uma aldeia de Aracruz - ES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

PONTES, Fernando Augusto Ramos; MAGALHAES, Celina Maria Colino  e  MARTIN, William Lee Berdel. Preferências de crianças no brinquedo de Miriti: a influência do gênero e composição da díade. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2008, vol.18, n.2, pp. 170-178. ISSN 0104-1282.

Os dados de investigações sobre diferenças sexuais na brincadeira têm indicado que meninos e meninas preferem brincadeiras e brinquedos diferentes, grande parte desses estudos utilizaram brinquedos industrializados ou atividades de brincadeiras que não envolviam brinquedos. Considerando que tais preferências não se apresentam internacionalmente descontextualizadas, este estudo teve por objetivo verificar a preferência de crianças por determinados brinquedos confeccionados em Miriti (palmeira da região alagadiça - Maurita flexuosa L.) e a existência de variações nessa preferência em função de gênero e da composição da díade. Fizeram parte do estudo 116 crianças com idades entre 4 a 10 anos, provenientes de uma escola municipal. Na sala de coleta ficavam dispostos 52 brinquedos de miriti distribuídos em estantes. As crianças foram agrupadas, seguindo suas preferências, em díades (femininas, masculinas e mistas) e eram conduzidas a sala de observação onde as sessões foram filmadas. Para tratamento dos dados utilizou-se o programa Ethology 2.3, o qual possibilitou medir a freqüência e duração dos episódios de brincadeiras, com determinado brinquedo. No tocante a idade, não foi encontrada nenhuma diferença significativa. Com relação a diferença de gênero, os meninos tenderam a apresentar três brinquedos tipificados, enquanto as meninas em somente um. A despeito das diferenças de sexo identificadas, percebe-se que tais diferenças tendem a ser reforçadas quando as díades são compostas do mesmo sexo, reafirmando diferenças encontradas nas análises dos sujeitos individualizados. Todavia, a análise das díades compostas de dois sexos revela padrões mistos, ora brincando mais de determinados brinquedos preferidos por meninos, ora não apresentando diferenças significativas do grupo das meninas, aproximando-os mais do padrão feminino.

Palavras-chave : Brincadeira; Diferenças de gênero; Composição da díade; Brinquedo de Miriti.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License