SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Children's preferences for Miriti toys: the influence of gender and dyad compositionDomestic activity and socialization: the viewpoint of adolescents from different socioeconomic classes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

OLIVEIRA, Kleber de  and  MENANDRO, Paulo Rogério Meira. Cultura lúdica e utilização de objetos e materiais em brincadeiras de crianças Guarani de uma aldeia de Aracruz - ES. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2008, vol.18, n.2, pp. 179-188. ISSN 0104-1282.

Os materiais e objetos utilizados como suporte às atividades lúdicas infantis são importantes referências para a compreensão do diálogo simbólico entre as crianças e seu grupo social tendo, assim, relação direta com a realidade sócio-cultural em que estão inseridos, bem como para maior compreensão de sua própria cultura lúdica. Este artigo tem como objetivo a análise da cultura lúdica infantil de um grupo de crianças da etnia Guarani em uma situação específica - uma aldeia localizada na proximidade de núcleos urbanos e passando por situação de disputa territorial - com base no estudo dos materiais e objetos utilizados como suporte ao brincar. Foram acompanhadas 34 crianças de uma mesma aldeia por um período de 20 dias sendo, neste período, realizadas 100 sessões de observação sistemática e anotações livres em diário de campo. Os dados provenientes foram categorizados por natureza do material / objeto utilizado como suporte para a brincadeira, e grupos de brinquedo quanto ao gênero dos participantes: grupos de meninos, grupos de meninas, grupos mistos. Os resultados apresentaram importantes aproximações e distanciamentos com relação a pesquisas realizadas com outras etnias em outras regiões do Brasil, bem como confirmam a importância dos objetos de suporte nas atividades lúdicas. Ao contrário do exposto em etnografias clássicas, o grupo de crianças pesquisadas possui rica cultura lúdica, com utilização de diversos objetos e materiais, inclusive brinquedos industrializados e artesanais.

Keywords : Índios Sul-Americanos; Jogos e brinquedos; Desenvolvimento infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License