SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Atividade doméstica e socialização: a visão de adolescentes de classes economicamente distintasAsma e exercício índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

GRACIA, Mariana Paulino; MELLO, João Ferreira de; FERNANDES, Maria de Fátima M.  e  WANDALSEN, Neusa Falbo. Freqüência de sintomas associados à asma e doenças alérgicas em adultos jovens, na cidade de Santo André, SP. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2008, vol.18, n.2, pp. 201-208. ISSN 0104-1282.

OBJETIVO: Determinar a freqüência e a gravidade de sintomas relacionados à asma, à rinite e ao eczema atópico em adultos jovens, empregando o questionário escrito (QE) padronizado e auto-aplicável do ISAAC. MÉTODO: 747 estudantes da Faculdade de Medicina do ABC, (Medicina, Enfermagem e Farmácia) foram aleatoriamente escolhidos para responder o QE padrão ISAAC, composto pelos 3 módulos (asma, rinite, eczema). Destes, 600 o fizeram de forma correta e completa. Foram calculadas as freqüências relativas e absolutas das respostas afirmativas às questões analisadas. RESULTADOS: A média de idade da população estudada foi de 26 anos (17- 28), sendo que 67% eram mulheres. A freqüência de asma ativa (sibilos nos últimos 12 meses) foi 15,3% e a de asma grave (dificuldade de fala durante as crises) foi 2%. A freqüência de rinite foi 62,1% (35,8% com sintomas graves), a de rinoconjuntivite foi 33,8% e a de eczema flexural, 6,6%. Com exceção da asma e seus sintomas, observou-se predomínio no sexo feminino. Os dados analisados indicam a necessidade de estudos adicionais em adultos jovens e a utilização de marcadores para as doenças alérgicas e atópicas.

Palavras-chave : Asma; Rinite; Eczema; Freqüência; ISAAC; Alergia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License