SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Frequency of asthma, allergic diseases and related symptoms among young adults of Santo André, state of São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

FIKS, Iara Nely. Asma e exercício. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2008, vol.18, n.2, pp. 209-213. ISSN 0104-1282.

De acordo com os dados brasileiros publicados em 2006, a asma atinge 24% das nossas crianças e adolescentes, sendo uma das doenças mais freqüentes nessa idade. Mesmo assim, todos os anos, centenas de atletas asmáticos participam com sucesso de eventos esportivos das mais variadas modalidades. Crianças que praticam atividades esportivas competitivas desde muito cedo passam muito mais tempo com seus técnicos do que com seus pais. E é também durante o exercício que os sintomas da asma são mais observados. Portanto, cabe ao técnico a responsabilidade de saber reconhecer tais sintomas e também auxiliar no tratamento. A asma não deve ser um obstáculo ao bom desempenho esportivo. Atletas asmáticos bem controlados competem em igualdade com os demais.

Keywords : Asma; Competição; Exercício; Prevenção.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License