SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Participação da família no trabalho fisioterapêutico em crianças com paralisia cerebral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

FREITAS, Marcia de et al. Crianças nascidas após emprego de técnica de fertilização assistida. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2008, vol.18, n.3, pp. 218-228. ISSN 0104-1282.

OBJETIVO: Caracterizar mulheres e recém-nascidos que foram submetidos ao processo de reprodução assistids. MÉTODO: Estudo descritivo, retrospectivo para coleta de dados e prospectivo para análise, em mulheres submetidas a duas diferentes técnicas de reprodução assistida no Centro de Reprodução Humana do Hospital Israelita Albert Einstein no período de janeiro de 1995 a Dezembro de 2003. Foram selecionados todos os casos de sucesso e término do parto que ocorreram na Instituição no período. RESULTADOS: no período analisado, ocorreram 2448 procedimentos, sendo 439 de fertilização in vitro e 2009 de injeção intracitoplasmática de esperma. A taxa de sucesso variou de 25 a 30%. Não houve diferenças significativas entre os dois métodos estudados quanto aos resultados perinatais. Maior morbidade foi observada entre os nascimentos múltiplos em relação aos únicos. CONCLUSÕES: as técnicas de reprodução assistida não interferiram nos resultados perinatais. A prematuridade foi o fator determinante de maior morbimortalidade entre os múltiplos.

Palavras-chave : Infertilidade; técnicas reprodutivas; fertilização in vitro; gêmeos; idade gestacional; neonatologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License