SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Participação da família no trabalho fisioterapêutico em crianças com paralisia cerebralVidas arriscadas: uma reflexão sobre a relação entre o número de gestações e mortalidade materna índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

CONTI, Maria Aparecida. Os aspectos que compõem o conceito de imagem corporal pela ótica do adolescente. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2008, vol.18, n.3, pp. 240-253. ISSN 0104-1282.

O objetivo deste estudo é identificar os construtos do conceito imagem corporal presentes nos discursos dos adolescentes e relacioná-los à produção nacional. Para tanto, desenvolveu-se um estudo exploratório transversal com adolescentes, em uma instituição particular de ensino do ABC paulista. Aplicou-se uma entrevista semi-estruturada, utilizando-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, embasada no conceito das Representações Sociais. A tabulação dos dados ocorreu por meio da utilização de três figuras metodológicas: idéia central, expressões-chave e o Discurso do Sujeito Coletivo. Nos depoimentos de 121 jovens, foram registradas 200 expressões-chave que foram agrupadas em seis idéias centrais: 1) aspecto afetivo (31,5 %); 2) aspecto cognitivo (29,5 %); 3) aspecto descritivo (20,5 %); 4) "normal" (9,0 %); 5) aspecto comportamental (8,50 %) e 6) dependente da situação (1,0 %). Conclui-se pelos Discursos do Sujeito Coletivo que o conceito de imagem corporal é multidimensional, apresentando-se de forma equilibrada quanto aos aspectos afetivo, cognitivo e descritivo. Em pesquisas envolvendo o tema imagem corporal, é necessário esclarecer qual o aspecto a ser avaliado, para assim optar-se pelo melhor instrumento.

Palavras-chave : Imagem corporal; pesquisa qualitativa; adolescência; representação social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License