SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Vidas arriscadas: uma reflexão sobre a relação entre o número de gestações e mortalidade maternaO brincar na vida do escolar com câncer em tratamento ambulatorial: possibilidades para o desenvolvimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

CAETANO, Vanusa Caiafa; RIBEIRO, Luiz Cláudio; CRUZ, Danielle Teles da  e  ASMUS, Carmen Ildes Rodrigues Fróes. Desordens músculo-esqueléticas em adolescentes trabalhadores. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2008, vol.18, n.3, pp. 264-274. ISSN 0104-1282.

O trabalho infantil é um fenômeno mundial de grandes proporções, especialmente em países subdesenvolvidos. Estima-se, em todo o mundo, que 352 milhões de crianças e adolescentes com idade inferior a 18 anos são economicamente ativos, incluindo trabalho remunerado, não-pago, ilegal e informal. Assim, o objetivo é descrever a prevalência de desordens no sistema músculo-esquelético em um grupo de adolescentes inseridos no Programa de Formação Profissionalizante na "Casa do Pequeno Jardineiro", na cidade de Juiz de Fora, MG. O método constou de observação, análise e descrição das posturas adotadas durante o processo de trabalho, aplicação de um questionário de identificação das condições de vida e trabalho e a realização do teste de flexão em pé (TFP). A amostra total foi dividida em três grupos, avaliando a ocorrência de dor e/ou desconforto nos ombros, nos cotovelos, nos quadris ou coxas e nos pés, retração dos grupos musculares tríceps sural e isquiotibiais, presença de dor e/ou desconforto nos quadris ou coxas associado à retração dos grupos musculares tríceps sural e isquiotibiais. Em conclusão, os adolescentes submetidos a uma carga de trabalho elevada apresentaram maior freqüência de desordens no sistema músculo-esquelético.

Palavras-chave : Fisioterapia; adolescente trabalhador; desordens músculo-esqueléticas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License