SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3O brincar na vida do escolar com câncer em tratamento ambulatorial: possibilidades para o desenvolvimentoO discurso dos professores sobre a transmissão de pediculose antes de uma atividade educativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

SILVA, Márcia Cristina Pires da; RAMOS, Cecília Helena Bicalho  e  COSTA, Roberto Fernandes da. Estado nutricional e níveis pressóricos de escolares adolescentes da cidade de Cubatão - SP, Brasil. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2008, vol.18, n.3, pp. 288-297. ISSN 0104-1282.

O aumento da prevalência de obesidade em adolescentes tem contribuído para o aparecimento precoce da hipertensão arterial. OBJETIVOS: Verificar o estado nutricional e os níveis pressóricos de adolescentes, bem como a relação entre estes fatores e diferenças entre os sexos. MÉTODO: Estudo descritivo com delineamento transversal realizado em duas escolas públicas da cidade de Cubatão. Participaram 704 adolescentes de 10 a 15 anos de idade, sendo 333 rapazes e 371 moças. Para avaliação do estado nutricional foi utilizado o índice de massa corporal por idade e sexo. A pressão arterial foi medida por meio da técnica auscultatória e os valores encontrados foram avaliados de acordo com o percentil de estatura para a idade dos adolescentes. O tratamento estatístico constou da apresentação da proporção dos sujeitos em sobrepeso e obesidade, bem como dos que apresentavam alterações na pressão arterial. Foi utilizado o teste Qui-quadrado para verificar diferença de proporção de alterações pressóricas entre sujeitos eutróficos e com sobrepeso ou obesidade, além do cálculo de Odds Ratio e IC95%. A significância estatística adotada foi de p < 0,05. RESULTADOS: A avaliação do estado nutricional mostrou que 13,64% dos adolescentes apresentavam sobrepeso e 10,37% eram obesos. Quanto aos níveis pressóricos, 12,65% dos adolescentes apresentaram pressão Normal Alta e 9,52% apresentaram Hipertensão. Os adolescentes com excesso de peso apresentaram significativamente maior proporção de alterações pressóricas: X2 = 15,39 (p = 0,00008); OR = 2,23 (IC% = 1,47-3,37). CONCLUSÃO: Os resultados mostraram elevadas proporções de excesso de peso e alterações pressóricas, com clara relação entre eles.

Palavras-chave : Hipertensão; sobrepeso; obesidade; adolescentes; estado nutricional; escolares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License