SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Estado nutricional e níveis pressóricos de escolares adolescentes da cidade de Cubatão - SP, BrasilInfluência do mobiliário nas atividades lúdicas em escolares com paralisia cerebral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

CUNHA, Pércide Verônica da Silva; PINTO, Zeneida Teixeira; LIBERAL, Edson Ferreira  e  BARBOSA, Júlio Vianna. O discurso dos professores sobre a transmissão de pediculose antes de uma atividade educativa. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2008, vol.18, n.3, pp. 298-307. ISSN 0104-1282.

A Pediculose é uma doença de importância para a saúde pública. Acredita-se que medidas educacionais colaborem para o sucesso do tratamento e da prevenção desta patologia. Este trabalho, realizado em escolas do Rio de Janeiro (RJ), Brasil, apresenta o discurso de professores de ensino fundamental sobre a forma como a Pediculose é transmitida. As informações foram obtidas através de entrevistas e analisadas pelo Discurso do Sujeito Coletivo. Revelaram-se quatorze categorias. Algumas apresentavam formas corretas de transmissão: através de contato físico e corporal do tipo "cabeça com cabeça", com pessoas que têm Pediculose. Porém, outras revelaram o seu desconhecimento: o piolho voa, o piolho pula de uma cabeça para outra, através das lêndeas. Estes resultados demonstram a existência de professores que desconhecem a forma como a patologia é transmitida. Isto diminui a possibilidade que estes profissionais têm para colaborarem efetivamente na prevenção desta patologia nas escolas, assim como para a promoção da saúde de seus alunos.

Palavras-chave : Pediculose; transmissão; educação em saúde; Discurso do Sujeito Coletivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License